Informações sobre a Maçonaria em sintonia com a sociedade

MAÇONARIA, NOTÍCIAS, OPINIÃO

AFINAL, QUEM SÃO E O QUE QUEREM OS MAÇONS PROGRESSISTAS DO BRASIL?

Quem Somos:

Um grupo de Maçons brasileiros, regulares e reconhecidos (alguns inativos), filiados ao Grande Oriente do Brasil, CMSB e COMAB (também de Obediências não reconhecidas por estas três), de todos os Estados do Brasil, e que defende um Brasil Justo, Perfeito, Livre, Igualitário e Fraterno.

O que é Maçonaria:

A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, progressista e evolucionista.

A Maçonaria defende, intransigentemente, a liberdade de consciência e, por conseguinte, estimula a busca incessante da verdade, rejeitando todos os dogmas e doutrinas que de alguma maneira limitem essa liberdade.

A Maçonaria entende que todos os seres humanos são livres e iguais em direitos. Os valores por nós defendidos condenam a exploração do homem, os privilégios e as regalias, e recomendam a divulgação da nossa doutrina pelo exemplo e pela palavra, combatendo, terminantemente, o recurso à força e à violência para a consecução de quaisquer objetivos.

A Maçonaria Progressista:

A Maçonaria, por definição, é progressista. O termo progressista geralmente define aquele que é favorável às transformações e reformas nos campos político, social e/ou econômico.

A Maçonaria é progressista por entender que o avanço científico, tecnológico, econômico e social é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.

Os Maçons Progressistas do Brasil possuem posição político-filosóficas opostas ao conservadorismo, e exatamente por isso, combatem os preconceitos e aliam-se à luta pela implementação real e efetiva de um Estado laico alicerçado nos direitos civis e individuais garantidos na nossa Carta Magna.

Os Maçons Progressistas do Brasil combatem o obscurantismo e o autoritarismo. Em contrapartida, somos absolutamente solidários a toda e qualquer iniciativa capaz de promover mudanças socioeconômicas em prol do aperfeiçoamento da sociedade e da luta pelo respeito aos Direitos Humanos, abrangendo neste rol movimentos libertadores como feminismo, secularismo, movimento LGBT, movimento negro e movimentos sociais, bem como todo e qualquer conjunto de ações que combata a opressão e o preconceito.

A importância da Maçonaria no Brasil:

A Maçonaria chegou ao Brasil no início do século XIX, tendo sempre papel de vanguarda em todas as questões nacionais importantes, como a Independência, Abolição e Proclamação da República. Na ditadura Vargas foi perseguida, tendo sido, neste período, por algum tempo, proibida a atividade de suas Lojas.

O pensamento progressista sempre alimentou a fúria de tiranos. Membros infiltrados, com o único intuito de espionar, foram introduzidos nas lojas, fazendo com que o verdadeiro trabalho maçônico, que é a Construção Social calcada nos princípios progressistas da Instituição, fosse adiado ou relegado a um segundo plano.

Essa situação favoreceu com o tempo o ingresso e predomínio das forças mais conservadoras da sociedade na Ordem Maçônica, desbotando a sua principal característica, ou seja, o pensamento progressista voltado para uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e verdadeiramente plural.

Nestas primeiras décadas do século 21 observa-se um retorno a essas origens progressista e evolucionista da Ordem Maçônica, de forma a contribuir, decisivamente, para a construção de um Brasil mais justo e menos desigual.

Coordenação dos Maçons Progressistas do Brasil – MPB

7 Comments

  1. Diego Fernandes

    Política e maçonaria são coisas distintas meu irmão, você não pode se posicionar por todos nós…
    Progressismo por definição política não define nossa ordem quanto aos seus ideais morais e filosóficos, essa tentativa de emparelhar a ordem na ideologia marxista de esquerda é no mínimo patética.
    O feminismo de terceira onda não apoia a maçonaria, não faz bem para a família e é extremamente preconceituoso com homem o classificando como machista de nascença, como um pecado original…
    Nossa ordem ainda não evoluiu a ponto de admitir homossexuais… Como você pode dizer que apoiamos causas LGBT????

    Pelo amor né?
    Vá desbastar sua pedra bruta e esquece política na maçonaria… Isso aí vai afundar mais ainda nossa ordem…

    • Diego Nunes Coutinho da Silva

      Supremo Conselho do Grau 33 para a Jurisdição Sul dos EUA:

      “Scottish Rite Membership Qualifications:
      The Scottish Rite is a fraternity whose members are drawn from Freemasons. Membership in the Scottish Rite is based upon personal integrity and good character, without reference to race, religious beliefs, SEXUAL ORIENTATION, or national origin.” – https://scottishrite.org/scottish-rite-membership-qualifications/

      Grande Loja Unida da Inglaterra:

      transexuais “podem continuar na Maçonaria e não podem sofrer qualquer tipo de discriminação; que qualquer conduta ofensiva, humilhante, hostil ou intimidadora com um irmão que se tornar mulher será considerada conduta antimaçônica e passível de punição; e que uma loja não pode expulsar um membro por se tornar mulher e nem tentar persuadi-lo a se desligar por essa razão.“ – https://www.ugle.org.uk/gender-reassignment-policy

      • Diego Fernandes

        Essa resposta só fala de um dos assuntos e mesmo assim só trata de irmãos já iniciados, a maçonaria ainda não aceita profanos homossexuais…
        No mais, a polarização política dentro da ordem é contra a constituição!
        Ainda é errado e lamentável, infelizmente a esquerda sempre é bandida, sempre se esquiva e me dá tristeza de ter confiado nela por décadas…

        Vcs tem que se conter, usar a força da maçonaria para dar coro aos seus ideais políticos é lastimável.
        Anti maçonaria!

    • Nelson de Miranda

      Penso que sua posição não dignifica a ordem. Respeito seu pensamento, mas, não concordo com ele. TFA

  2. Aureo Lucio Melo Zanon

    Apoio total à colocação do Irmão Diego Fernandes. Esta ideia passa a criar divisão, há um sentido de modernidade mentirosa.

    • Diego Fernandes

      T.·.F.·.A.·. meu Ir.·.

      A maçonaria é muito maior que esses bodes vermelhos!

  3. RUI MARCOS LOPES CORRÊA

    Os concervadores esperneiam diante desta nova opção maçonica. Tem o meu apoio esta corrente progressista na maçonaria!

Leave a Reply