Queridos Irmãos,
Os Maçons Progressistas do Brasil – MPB têm, desde a sua criação, atuado em todos os setores da sociedade brasileira com um único objetivo, comum a todos os seus integrantes: o bem-estar de nossa pátria!
Na próxima terça-feira comemoraremos o dia que representa o auge do labor progressista maçônico em nosso país: a independência, em 1822, pela qual muitos deram suas vidas. A partir daquele evento, passamos a ser livres para construir nossa nação, enfrentando desafios e obstáculos, mas, gradualmente, evoluindo de modo a conduzi-la ao destino que para ela idealizamos: um exemplo de amor, solidariedade e justiça para todo o planeta.
O dia da pátria deve, portanto, ser um alento para que mantenhamos a chama da esperança acesa e, respeitando e acreditando em instituições cuja existência é o fruto de milênios de experiência humana, continuemos a perseguir nossos ideais.
Lembrem-se todos de que estamos, por juramento, engajados em buscar a felicidade da humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pela liberdade e pelo respeito à autoridade e crença de cada um.
Assim sendo, conclamamos todos os Irmãos, de todos os rincões do país, a honrar nossos princípios e a homenagear a memória de nossos Irmãos do passado, fazendo do próximo 7 de setembro um dia de prevalência da razão, da sensatez e da sabedoria, sem ceder a quaisquer movimentos que incitem ou estimulem a ruptura institucional, a violação dos preceitos constitucionais, o ódio e a intolerância.